Trata-se de Unidade de Conservação de uso sustentável situada no município de Lorena, Estado de São Paulo, que é administrada pelo ICMBio e cujos objetivos são promover o manejo adequado dos recursos naturais; garantir a proteção dos recursos hídricos, das belezas cênicas e dos sítios históricos e arqueológicos; fomentar o desenvolvimento da pesquisa científica e aplicada; promover educação ambiental e atividades de recreação, lazer e turismo.(Portaria nº 246, do Ministério do Meio Ambiente, de 18 de julho de 2001).
Possui área de 249 hectares, com relevo plano e uniforme (variação altitudinal não significativa em torno de 550 m), localizada no Vale do Paraíba, entre as Serras do Mar e Mantiqueira.
Segundo o ICMBio, “Originalmente, a cobertura vegetal da região era representada por transição entre os biomas Cerrado, Floresta Estacional Semidecidual e Floresta Ombrófila Densa. Atualmente, a unidade é composta de bosques de essências florestais nativas e exóticas, todos com sub-bosque bem desenvolvido de nativas. Existem ainda diversas áreas em regeneração com predomínio de espécies da Floresta Estacional Semidecidual e também campos de várzea na região norte da unidade. Seu entorno direto é constituído pelo município de Lorena (sul, leste da unidade) e propriedades rurais com predominância de cultivo de arroz irrigado e pecuária (norte e oeste)”.
A FLONA de Lorena é uma floresta plantada, pois a vegetação nativa original foi quase completamente devastada. Hoje, após mais de oitenta anos do início dos trabalhos de reflorestamento, com a floresta em pé, a U.C. é um importante banco genético de espécies florestais originárias de todas as regiões do Brasil.
Outro aspecto interessante é que a FLONA DE Lorena é uma floresta semi-urbana, pois parte expressiva de seu entorno é ocupado pela zona urbana do município que lhe empresta o nome.
O Plano de Manejo encontra-se em elaboração e não foram localizados levantamentos de fauna e flora na internet. Porém, em uma reportagem realizada pela TV Vanguarda sobre a FLONA de Lorena, são exibidos alguns mamíferos, inclusive primatas, e mencionado um levantamento da avifauna no qual já tinham sido identificadas 118 espécies, até então.
CLIQUE AQUI para assistir esse vídeo.
Segundo o ICMBio, “Até 1934 funcionou no local o Campo de Sementes, conhecido como Sementeira. Nesse período a área foi reflorestada com centenas de espécies, pois não existia mais vegetação. Naquele ano foi criado o Horto Florestal de Lorena. Sempre produzindo mudas de espécies nativas e exóticas, a partir de 1967, com a criação do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Florestal-IBDF, o Horto foi transformado em Estação Experimental Florestal, anos depois denominado Estação Florestal Experimental Dr. Epitácio Santiago, em homenagem ao administrador do Horto que promoveu todo o reflorestamento da área entre 1930 e 1960. Em 1991 começou a funcionar no local o Escritório Regional do IBAMA no Vale do Paraíba. Dez anos depois foi criada a Floresta Nacional de Lorena, que desde 2007 é administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, órgão vinculado ao Ministério do Meio Ambiente.”
CLIQUE AQUI para saber mais sobre a história da FLONA de Lorena.
Possui os seguintes equipamentos e benfeitorias: sede administrativa; centro de visitantes, com 214 metros; alojamento, com 266 metros; um conjunto de trilhas de cerca de 5(cinco) mil metros totalmente planas mas ainda não sinalizadas; uma churrasqueira e diversos quiosques e mesas com bancos para piqueniques próximos da churrasqueira; um lago natural de aproximadamente 1(um) hectare, com trilha de 500 (quinhentos) metros ao seu redor; um auditório para realização de atividades de educação ambiental com capacidade para 80 (oitenta) pessoas; uma ruína do galpão do aeroporto e aeroclube de Lorena e um campo de futebol em ótimo estado.
A visitação pública é permitida e incentivada.
Funcionamento: Durante o ano todo, de segunda a domingo, no período de 08h00m às 17h00m.
ENDEREÇO: Av. Major Hermenegildo Antonio de Aquino, s/n - Horto Florestal - Bairro Parque das Rodovias - Lorena - SP - CEP 12605-610
TELEFONE: (12) 3157-2449/VOIP (61) 3103-9918
ICMBio
http://www.icmbio.gov.br/flonalorena/
http://www.icmbio.gov.br/flonalorena/quem-somos/historia.html
http://www.icmbio.gov.br/portal/o-que-fazemos/visitacao/visite-as-unidades/3923-flona-de-lorena.html
FICHA RESUMO DA UC
http://www.rbma.org.br/programas/docs_programas/mosaicos_corredores_ecologicos/01_08_26.pdf
MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE
MOSAICO
http://mosaicomantiqueira.org.br/site/documentos/FlonaLorena.pdf